domingo, 2 de janeiro de 2011

Limão Siciliano


Era muito cavalo, pra um carro só.... 215!
 

Mesmo para um V6. O ano de fabricação era de 1956, um ano mais novo que eu. Um legítimo 'rabo de peixe' presente no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde só bebia (e como) gasolina azul da boa... Aprendemos a dirigir esta 'jamanta', que era um automático, sem pedal para embreagem e direção hidramática. Que moleza! Fácil!, Mas de fato, o Buickão tinha  uma carcaça assaz pesada...

Os bancos reclinavam ao aperto de botões e se ajustavam com pequenos motores. O rádio era uma potência... O estofamento interior, vermelho e preto. O carro parecia enorme, mas na realidade nós é que éramos pequenos! A fábrica nos EUA vendeu bem este modelo. Seu motor era especial.... (edição Special). Uma vez me lembro de estar sentado ao lado de meu pai, na rua São Clemente, não muito longe da antiga embaixada de Portugal... (Largo dos Leões).  Um pequeno 'Puma' encostou no sinal, e acelerava, provocando o Buick para um duelo à la James Dean. Irritado, creio, meu pai 'aceitou' a briga, e os dois sairam desembestados em direção a Humaitá por alguns segundos/minutos... Resultado: 1 x 1 ... O Puma, com sua carroceria leve e moderna, com marchas que trocavam rapidamente ao comando do motorista, logo tomou a dianteira... Mas, em seguida, os 215 cavalos logo mostraram à potência passando à frente, e tudo poderia ter acabado numa boa pizza no Rei dos Lanches da Humaitá....!

Na foto, Oliver com um contemporâneo do 'Limão' apelido carinhoso que meu pai dava ao Buick pelo 'prazer' que este o proporcionava pelos consertos frequentes que este exigia nos fins de semana e pela cor de limão siciliano que ele tinha...

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